Piolho de gato: saiba tudo sobre esse bichinho!

O piolho do gato

Como é o piolho de gato? Ele é um ácaro que parasita os felinos externamente. A infestação por piolhos se chama pediculose, e o ácaro dos gatos é o Felicola subrostratus. Esses parasitas podem ser classificados como sugadores (de sangue) ou mastigadores (de descamações da pele).

O piolho do gato é classificado como mastigador. Se você está em dúvida se piolho de gato pega em humano, fique tranquilo, pois ele não passa para o homem ou para outros animais.

Um piolho raro

Embora a maioria dos casos de pediculose em gatos seja causada pelo Felicola subrostratus, existe ainda outro ácaro mais raro que pode acometer os gatos: o Lynxacarus radovskyi.

Pouco se sabe sobre esse parasita. Ele também é mastigador e provavelmente vive sua vida toda no pelo dos bichanos. Assim como o Felicola subrostratus, é específico do gato, mas há um relato de infestação em cães.

Como é a infestação?

A pediculose ocorre, na maioria das vezes, em gatos negligenciados ou desnutridos. No entanto, já foram relatados casos de piolho de gato em animais imunossuprimidos por outras doenças.

Os gatos de pelos longos sofrem mais do que os gatos de pelos curtos, uma vez que na pelagem comprida os piolhos podem ficar mais profundamente escondidos. Assim, poucos são alcançados pelos banhos de língua dos bichanos.

São ácaros que preferem parasitar a cabeça e o dorso dos bichanos, mas, nas infestações maciças, são vistos por todo o corpo. Eles se proliferam rapidamente nos hospedeiros e até podem cair no ambiente, mas não conseguem sobreviver por muito tempo nessa condição. Ainda bem!

O ciclo de vida do piolho de gato é de metamorfose incompleta e passa pelas fases de ovo (lêndea), larvas de 1º, 2º e 3º estágios e adultos (machos e fêmeas). São facilmente visualizados a olho nu na pelagem do bichano.