Gato com ferida no pescoço?

As principais causas de lesões no pescoço do gato

As lesões no pescoço do felino podem ter várias origens. Por isso, é importante se atentar ao comportamento do pet, que pode indicar por que ele está machucado. A seguir, veja algumas das principais causas dessas lesões.

Brigas e brincadeiras

Sem dúvidas, essa é uma causa muito importante, principalmente entre aqueles bichanos que têm acesso à rua ou que não convivem bem com seus outros irmãos pets. Quando os gatos enfrentam alguma rivalidade, podem acabar brigando e se ferindo, e o pescoço é uma região fácil para levar mordidas ou arranhões.

A gravidade do machucado no pescoço do gato devido a brigas varia de acordo com o tamanho e a quantidade de ferimentos. Nesses casos, é sempre importante buscar ajuda de um médico-veterinário. A boca e as unhas dos bichanos são contaminadas por bactérias, e um machucado simples pode infeccionar.

Já as brincadeiras dos bichanos acontecem com leves mordidas e arranhões que, algumas vezes, podem acabar machucando. Geralmente, o gato com machucado no pescoço por brincadeiras se recupera sozinho, pois as lesões são superficiais.

Pulgas e carrapatos

As indesejáveis pulgas e o carrapato (embora este seja menos frequente nos gatos) podem causar muito incômodo em todo o corpo do animal. Assim, ao se esfregar e usar as patinhas para coçar, o bichano pode acabar se machucando, inclusive na região do pescoço.

Alergias

Assim como os seres humanos, esses peludos também podem sofrer com alergias. Esse tipo de doença é um problema genético, ou seja, passado dos pais para os filhotes. No caso dos gatos, as alergias são principalmente devido à picada de pulgas ou causadas por alimentos.

Ácaros

Os ácaros são os responsáveis por doenças conhecidas como sarnas. Existem sarnas que acometem as orelhas e os ouvidos, podendo se espalhar para o corpo. Ao tentar coçar a região, o pet acaba ferindo o pescoço.

Otite

O gato com machucado no pescoço pode estar sofrendo de otite, que é uma infecção nos ouvidos causada por ácaros, fungos ou bactérias. Mais uma vez, o bichano sente coceira, incômodo e, em alguns casos, dor. Ao tentar se aliviar desses sintomas, o pet acaba lesionando o pescoço.