Cachorro vomitando: conheça os tipos de vômitos!

Vômito ou regurgitação

Antes de falarmos sobre o vômito em si, vamos diferenciá-lo da regurgitação. O vômito tem origem no estômago e porção inicial do intestino delgado. Já a regurgitação é originária do esôfago.

Vindo do estômago, o conteúdo geralmente está digerido ou parcialmente digerido e é volumoso,com bastante líquido, podendo ou não conter sangue. Quando amarelo ou espumoso, no geral, não contém alimento e é bem líquido. O trabalho para limpar é grande, e o vômito possui um odor desagradável.

Já o conteúdo da regurgitação não está digerido, geralmente é seco e fácil de limpar. Tem o cheiro do alimento e pode estar no formato do esôfago, que é um tubo que leva a comida da boca até o estômago.

Tipos de vômitos e possíveis causas

Se você está se perguntando “meu cachorro está vomitando, o que pode ser?”, veja a seguir os tipos de vômitos mais comuns e suas possíveis causas. Dessa forma, quando você levar o peludo ao veterinário, que saberá informar os detalhes do vômito.

Agora, uma informação importante: vomitar não é uma doença, e sim um sintoma. Isso significa que existe algo que está causando o vômito. Sendo assim, o veterinário pode pedir exames complementares para descobrir a causa do cachorro vomitando.

Saiba que é melhor não dar remédio para cachorro vomitando por diversos motivos. Afinal, o remédio pode induzir mais vômitos ou mascarar uma doença e dificultar o diagnóstico. Caseiro ou não, não medique seu animal por conta própria.