Como funciona o sistema digestivo do cão?
Boca: o início de tudo
O aparelho digestivo do cachorro se inicia na boca, onde recebe o alimento e, com a ajuda dos dentes e da língua, faz a mastigação. O processo de mastigação é importante para quebrar o alimento em pedaços menores e facilitar a digestão. Ainda assim, você já deve ter observado que alguns peludos não mastigam.
Os cães que engolem o alimento sem mastigar ainda carregam um resquício de suas origens primitivas, quando comiam entre muitos outros animais e precisavam se alimentar rapidamente para garantir sua porção. Esse comportamento é mais frequente em lares com mais de um pet, que competem pelo alimento, e em filhotes.
Ainda na boca, a saliva inicia o que chamamos de digestão química, umidificando e adicionando enzimas que quebram moléculas do alimento para que sejam mais facilmente absorvidas posteriormente.
Esôfago e estômago: transporte e armazenamento
O esôfago é o órgão em formato de um tubo bem comprido, responsável por transportar o alimento da boca até o estômago. Seu tamanho varia de acordo com o porte do animal.
Já o estômago é o órgão que armazena o alimento. Nesse local, a comida se mistura com secreções gástricas repletas de enzimas, em um ambiente mais ácido, possibilitando a quebra de nutrientes. Então, o alimento segue para outro compartimento em pedaços menores.
A capacidade de armazenamento do estômago varia de acordo com o tamanho do pet e idade. Já reparou que um cachorro filhote come rápido e, às vezes, uma quantidade muito grande? Toda essa comida acaba não cabendo em um estômago tão pequeno, e o peludinho vomita a ração.